Dia da Consciência Negra pode ganhar feriado nacional

Senador Randolfe Rodrigues no Plenário do Senado FederalO movimento pela consciência negra pode ganhar um feriado nacional, a proposta de autoria do senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP), estabelece o 20 de novembro como o Dia Nacional da Consciência Negra, a data é considerada feriado apenas em municípios e estados que aprovaram leis específicas para isso. O Projeto de Lei foi apresenta à mesa Diretora do Senado Federal na última segunda-feira (5) e deve ser lido em plenário na sessão seguinte.

A data é uma alusão à morte de Zumbi dos Palmares, o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, o maior do período Brasil-Colônia “Zumbi representa para os negros a resistência e luta contra a escravidão, a batalha pela liberdade, cultura e religião africana e por isso ele merece um dia nacional em sua homenagem”, argumentou Randolfe.
O calendário das escolas incorporou a data como Dia da Consciência Negra a partir de 2003, mesmo ano em que o ensino da história e cultura afro-brasileira também foi inserido no currículo das instituições de ensino. Em 2011 a Lei nº 12.519 oficializou o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra como sendo em 20 de novembro, mas não o tratou como feriado nacional.
A proposta foi uma promessa feita por Randolfe no último dia 20 de novembro em discurso no plenário. Na ocasião ele se comprometeu a apresentar um Projeto de lei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *