Oiapoque: Senador garante apoio aos moradores da Vila Brasil

O senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP) recebeu o em seu gabinete em Brasília o deputado estadual Paulo Lemos (PSOL) e o secretário de relações Internacionais de Oiapoque, Isaac Silva, na última semana, para pedir apoio quanto à sentença que anulou a lei de criação do distrito de Vila Brasil, no Oiapoque. O senador assegurou apoio jurídico e político as famílias que vivem no distrito há quase 50 anos.

A ação contra os moradores foi movida pelo Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), responsável pelo Parque Nacional do Tumucumaque, que alega ilegalidade do decreto de criação. Randolfe que se comprometeu em apresentar ainda em dezembro um Projeto de Lei para regularizar a situação dos moradores.

A desativação da Vila vai impactar, sobretudo, a vida financeira das 600 famílias que vivem do comércio local e não teriam como retomar essa condição de vida que mantém em um curto espaço de tempo, há ainda um segundo argumento. “A gente precisa só manter o que já tem hoje lá e impedir que não se instale mais nada”, explicou o deputado Paulo Lemos.

A VILA – A Vila Brasil, distrito do município de Oiapoque, dentro do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, ocupa área correspondente a 0,002%, segundo levantamento da prefeitura. Passou a ser ocupada em 1931 na região que faz fronteira com a França, é um espaço de lindas paisagens e ecoturismo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *