Randolfe convoca presidente da GEAP a prestar esclarecimentos

O senador Randolfe Rodrigues (REDE – AP) apresentou requerimento na manhã de hoje (21) à Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC), convocando o presidente do Conselho de Administração da GEAP, Marcus Vinícius Severo, para comparecer à Comissão e dar explicações sobre os reajustes abusivos no plano de saúde.

O Histórico

Há três anos seguidos, o GEAP reajusta de forma abusiva o valor das mensalidades dos planos de saúde. Levantamento apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues mostra que nos últimos três anos, o aumento foi de 80%, número superior à inflação que não passou de 11% entre 2016 e 2018.

Os dados levantados pelo senador mostram os seguintes reajustes: em 2016 a inflação foi de 6,2% e o reajuste chegou a 37,5%; em 2017 reajuste de 23,44% para uma inflação de 2,9%; e em 2018 houve aumento de 19,94% para uma inflação estimada em 2,8%.

O plano de saúde também está sendo acusado de abusar na cobrança da coparticipação – o que o servidor paga sobre os procedimentos e exames, neste caso o percentual de aumento chega a 30%, o que muitas vezes provoca a duplicação do valor da parcela. Além disso, o parlamentar vai reivindicar ao Governo Federal a ampliação da contrapartida de 50% ou até de 100%; e por último, o senador se comprometeu a acionar sua assessoria jurídica para mover uma ação na justiça que possa barrar novos aumentos e reduzir o valor das mensalidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *