Senadores franceses virão ao Amapá a convite de Randolfe Rodrigues

Nos próximos dias 5, 6 e 7 de setembro uma comitiva de sete senadores franceses estará no Amapá para uma série de reuniões no estado, com objetivo de estreitar integração entre o Brasil e a França, através da fronteira de 700 km do Amapá com a Guiana Francesa.  A comitiva atende a um convite do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), que desde o início de seu mandato tem trabalhado para ampliar a relação entre os dois países e garantir ações de cooperação e integração entre o governo brasileiro e o governo francês.

Em julho deste ano, durante o recesso parlamentar, Randolfe visitou o município fronteiriço de Oiapoque, onde reuniu com diversos seguimentos da economia e da política. Atravessou a Ponte Binacional a pé e conversou com autoridades francesas em Saint-Georges. O senador defende e regras que garantam autonomia relativa ao Amapá e à Guiana Francesa para o estabelecimento de relações comerciais. A solução dos entraves diplomáticos na fronteira é fundamental para que o corredor norte de desenvolvimento para o Amapá e a Amazônia se torne uma realidade.

Passo a passo da relação do mandato do senador Randolfe com a França:

Março 2011- O Senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e o deputado Federal Sebastião Bala Rocha (PDT-AP) reuniram-se  com o ministro do departamento de Europa do Itamaraty, Santiago Mourão. Na ocasião os dois começaram as tratativas com Mourão sobre projetos como o de Cooperação Transfronteiriça –  Brasil-França – em particular entre o estado do Amapá e da Guiana Francesa, fortalecendo áreas sociais e consulares.

No mesmo mês, Randolfe participou de um jantar na embaixada da França, com o embaixador Ives Edouard Saint-Geours, e os membros da Comissão de Relações Exteriores do Senado.

Abril de 2011- Randolfe recebe uma comitiva de Senadores franceses integrantes da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do parlamento francês, em seu gabinete. A comitiva visitou o Senado Federal e pediu uma reunião com Randolfe. Durante, os parlamentares abordaram temas como o fortalecimento das relações entre Brasil e França, por meio de projetos de cooperação que envolvam os municípios brasileiros e da França que fazem fronteira. Na ocasião o senador convidou os senadores a virem ao Amapá.

Julho 2011- Randolfe e o deputado amapaense Paulo José (PR), reuniram-se com Santiago Mourão, para tratar de temas voltados para a relação Brasil – França. Na ocasião o ministro confirmou sua presença no II Encontro Internacional Transfronteiriço que acontecerá nos dias 15 e 16 de setembro deste ano, com a participação dos países do Platô das Guianas, Guadalupe e Martinica.

Agosto 2011– Randolfe é designado pelo presidente da Comissão de Relações Exteriores, Senador Fernando Collor, como relator do PDL 179/2011. O projeto prevê um acordo de cooperação entre Brasil e França, permitindo reforçar as relações de amizade entre os dois países em todos os setores de interesse comum. Viabiliza uma cooperação descentralizada, permitindo aos municípios e estados brasileiros celebrarem acordos com entidades francesas equivalentes, mediante memorandos de entendimento.

Em mais uma reunião com o Santiago Mourão, o senador Randolfe Rodrigues e  o Deputado Federal Bala Rocha (PDT/AP), debateram a situação do município de Oiapoque.

Os parlamentares expuseram a preocupação com os recentes escândalos no Ministério dos Transportes, o que está inviabilizando o andamento das obras da ponte binacional, que ligará Brasil e Guiana Francesa.

Setembro 2011- Comitiva de senadores franceses vem ao Amapá a convite de Randolfe. A visita começará pelo município de Oiapoque, nos dias 5 e 6 de setembro. No dia 7 se deslocará para Macapá onde participa, nos dias 15, 16 e 17 do II Encontro Internacional Transfronteiriço.

  • Prezado Senador,
    Primeiramente parabens pela sua atuação no Senado Federal, fui gerente do Novotel macapa de 84 a 89, participei ativamente na Carta de intenções entre o Amapa e a Guiana Francesa como assessor especial do Presidente do Conselho Regional da Guiana junto ao Senador George Othily, inclusive foi ele o idealizador da ponte bi-nacional. Gostaria de saber se for possivel que senadores franceses serão convidados?
    Desde ja agradeço a oportunidade,
    Cordialmente,
    Diego Born

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *